Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?

07-RB-[LINKEDIN] Você trabalha para viver

Quando está trabalhando, você sente vontade de estar com a família ou se divertindo com os amigos? Quando está em um momento de lazer ou descanso, você sente que deveria estar fazendo algo mais produtivo? Com tanta distração, seu corpo e sua mente quase sempre parecem estar em lugares diferentes?

Calma, você não é a única pessoa a passar por isso. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional vem se tornando um verdadeiro desafio para todos nós neste século 21.

Conciliar vida pessoal e profissional está ficando cada vez mais difícil. O sentimento de culpa e a sensação de estar sempre perdendo alguma coisa acabam acompanhando você em todos esses momentos.

Mas, é possível mudar isso?

Eu tenho duas notícias para dar a você: uma boa e uma má.

A má notícia é que se você depender dos fatores externos, como a empresa em que trabalha, o governo do seu país ou o contínuo desenvolvimento tecnológico, esse cenário não só não vai mudar, como só tende a piorar.

A mudança tem que partir de você. De dentro para fora.

Sim, a boa notícia é que, com orientação adequada e determinação, é possível conciliar vida pessoal e profissional sem que esse equilíbrio seja uma busca cansativa e frustrante. Ou seja, é possível resgatar sua qualidade de vida e ter mais tempo para a pessoa mais importante do mundo: você!

Por onde começar?

O primeiro passo para essa transformação é reconhecer honestamente como está a relação entre sua vida pessoal e sua vida profissional hoje.

Para ajudar você a compreender seu momento atual, eu disponibilizei a ferramenta “Escala de equilíbrio entre vida pessoal e profissional“ — basta baixar o arquivo, depois de ler este artigo.

No Método da Produtividade Consciente (MPC), técnica que desenvolvi nos últimos anos, procuro dividir as pessoas em três times, em termos de equilíbrio de vida:

  1. Time Trabalho: são as pessoas que são tão dedicadas à sua evolução profissional e financeira, que não conseguem dedicar atenção e tempo para os aspectos mais amplos de sua vida pessoal. As pessoas desse time normalmente negligenciam seus horários de dormir e acordar, seus cuidados com a saúde e suas relações sociais.
  2. Time Lazer: são as pessoas que tem uma vida pessoal e social rica, aproveitam seus momentos de lazer e descanso, mas não conseguem ter comprometimento nem prazer com a evolução de sua vida profissional. Muitas delas veem o trabalho apenas como obrigação, insatisfeitas com o rumo que sua carreira tomou.
  3. Time Equilíbrio: são as pessoas que conseguem conciliar vida pessoal e profissional com naturalidade, sabem o que querem e evoluem ano a ano com equilíbrio e serenidade. Sabe aquele líder que é um super pai de família? E aquela executiva com amizades verdadeiras e que sempre tem tempo para os filhos? Esse é um grupo de pessoas admiráveis, justamente porque entendem que sucesso profissional requer harmonia na vida pessoal para ser duradouro. Da mesma forma, desfrutam de seus momentos de lazer sem culpa, pois têm certeza de que suas carreiras estão no rumo certo.

Time Trabalho

Ao longo da minha carreira eu encontrei vários profissionais que, engolidos pelo trabalho, não encontravam tempo para momentos de lazer ou motivação para se dedicar às pessoas que fazem parte de sua vida.

Patrícia foi uma das engenheiras mais novas que vi ocupando um cargo de gerência. Com menos de 30 anos, ela já tinha alguns cabelos brancos e, apesar de ser uma pessoa muito educada, eu não me lembro de vê-la sorrindo uma só vez no trabalho. Estava sempre tensa, estressada. Sua aparência de cansaço pelas noites mal dormidas chamava a atenção. Patrícia aceitava mais tarefas do que podia realizar. Sua caixa de e-mails estava sempre lotada e seu telefone não parava de vibrar em cima da mesa, nem mesmo quando ela tentava conduzir uma das várias reuniões de última hora que tinha em sua sala durante o dia. Apesar de sua vida profissional estar em franca ascensão, o custo do desequilíbrio era alto: sua vida pessoal era um caos e sua saúde já estava debilitada por não receber a atenção necessária.

Time Lazer

Por toda a minha vida também conheci muitas pessoas que detestavam bater o cartão na segunda-feira. Durante o expediente, não paravam de olhar para o relógio até a hora de ir embora e viviam todos os dias da semana torcendo pela chegada da sexta-feira. O trabalho para elas era apenas um “tormento necessário”.

Uma dessas pessoas que conheci foi o Roberto. Com cerca de 36 anos, ele era um bom funcionário, mas estava há mais de dez anos na empresa no mesmo cargo: analista financeiro. Roberto sempre chegava no trabalho alguns minutos antes de bater o cartão e nunca o vi trabalhar além do horário. Sua hora preferida era o momento que saía da empresa para ir direto à academia. Durante o expediente reclamava das tarefas que precisava desempenhar e, claramente, não tinha prazer no que fazia. Tempos mais tarde, descobri que Roberto vivia a incerteza das escolhas que havia feito na sua vida profissional. Na verdade, ele gostaria de ter feito uma outra faculdade, ter tido uma outra carreira. Esta insatisfação era como um fardo que ele tinha que carregar dia após dia.

Time Equilíbrio

Este é um grupo seleto. São as pessoas que conseguem conciliar vida pessoal e profissional com naturalidade, progredindo consistentemente e sem pressa em suas carreiras, ao mesmo tempo que desenvolvem, sem culpa, os aspectos que consideram importantes no campo pessoal.

A Mariana é uma dessas pessoas que eu admiro e respeito. Com um sorriso do tamanho no sol no rosto ela conduz uma equipe de mais de 20 pessoas de segunda a segunda em uma empresa de treinamentos corporativos com atuação em dezenas de países que ela mesma criou do zero. A alegria que ela irradia no trabalho é exatamente a mesma que tem quando está com o marido e os dois filhos. A autenticidade e o senso de equilíbrio dela são tão grandes que é quase impossível distinguir quando está trabalhando ou quando está cuidando dos seus afazeres pessoais. Certo dia eu a questionei como fazia para equilibrar tudo e ela me respondeu quase sem pensar: “Eu apenas… sou eu”.

A Mariana é um exemplo de pessoa que pertence a esse diferenciado grupo que consegue conciliar vida pessoal e profissional sem fazer muita força. Mas quando você analisa as características dela encontra uma pessoa que se conhece muito bem, sabe o que quer, planeja para alcançar seus objetivos e executa tudo com muita disciplina e consistência. As dificuldades a motivam ao invés de bloqueá-la. A vontade de querer ser melhor a cada dia, como esposa, como mãe, como profissional e como pessoa, é o próprio combustível que a motiva a viver uma vida plena e feliz.

As pessoas do Time Equilíbrio vivem com alegria, independente das circunstâncias. Certamente, todos nós temos dias bons e ruins, mas para o Time Equilíbrio, os dias ruins não são vistos como fracassos, mas sim como desafios estimulantes. As pessoas deste grupo conseguem estar 100% presentes, de corpo e de mente, tanto em seus momentos de lazer como no trabalho. Uma reunião de tomada de decisões em uma segunda-feira é tão interessante quanto um passeio de bicicleta com a família no final de semana. Equilíbrio é isso. Deve ser algo muito natural, não uma busca incessante e frenética.

Essas pessoas entenderam que o “sentido da vida não é viver para trabalhar e sim trabalhar para viver.”

Em que time você está?

O Roberto e a Patrícia são exemplos claros de pessoas que vivem no desequilíbrio. Enquanto as pessoas do Time Trabalho, como a Patrícia, estão totalmente focadas no lado profissional, as do Time Lazer, como o Roberto, estão no lado oposto, concentradas mais na vida pessoal do que dispostas a encarar de fato a sua carreira.

Já a Mariana é o exemplo claro de uma pessoa que vive com equilíbrio, aprendeu a gostar do que faz sem deixar de fazer o que gosta, evolui consistentemente em sua carreira e tem tempo de sobra para família e amigos.

Se você for como a Patrícia, o Roberto ou a Mariana, que são casos extremos, ficará fácil se identificar com um dos três times que citei. Mas, para a grande maioria das pessoas, é bem mais difícil fazer esta autoanálise. Sim, existe uma legião de pessoas que oscila entre o Time Trabalho e o Time Lazer, estando sempre em desequilíbrio. Vivem apagando incêndios aqui e ali no trabalho e tentam sem sucesso se dedicar à família e aos amigos. Elas nunca têm certeza se estão no caminho certo e perdem a oportunidade de experimentar a sensação de uma vida plena e feliz.

Para estas pessoas que criei a “Escala de equilíbrio entre vida pessoal e profissional“. Faça o download aqui e descubra de maneira objetiva a qual dos times você pertence!

Se o resultado indicar que você está em um dos times em desequilíbrio, provavelmente duvida que tenha chance de transformar sua vida e ser uma pessoa do Time Equilíbrio. Mas eu posso afirmar, com certeza, que é possível transformar-se, alcançar uma vida plena e evoluir com equilíbrio.

O Método da Produtividade Consciente (MPC) apresenta os 5 pilares da produtividade que levarão você a ganhar poder e controle sobre a sua própria vida, propiciando um estilo de vida que concilie, com leveza e naturalidade, a vida pessoal e a vida profissional.

Depois de fazer o teste da Escala de Equilíbrio, me conte nos comentários, em qual time você está?