Já estamos quase entrando em abril e 30% do ano já passou. Se você está com a sensação de que não fez nada e precisa correr atrás do prejuízo, espero que as dicas deste artigo te ajudem.
Ao invés de pensar: já se passaram 3 meses do ano, que tal focar que ainda faltam 9 e é possível construir uma vida mais produtiva, que irá reverberar no tempo que ainda resta em 2023 e também nos próximos anos?
O conceito de produtividade passa por obter melhores resultados com menos esforço e é isso o que irei ensinar a você ao longo deste texto. Vem comigo!
1. Parar de pensar no ano como o maior dos ciclos
A sua vida é o seu maior ciclo, por isso, sempre defendo a criação de um plano de vida e não de um plano anual.
Mais do que ter clareza sobre o foco do ano, é fundamental saber para onde se está direcionando a sua vida. Assim, você elimina o desespero de que precisa realizar tudo em 12 meses e passa a ter uma visão de longo prazo.
Os 365 dias se tornam algo muito pequeno perto de uma vida inteira e você consegue traçar objetivos e metas muito mais coerentes e alinhados àquilo que é importante de verdade para você.
2. Definir as suas 5 áreas prioritárias
Pensar apenas em vida pessoal e profissional não é o suficiente para traçar objetivos e metas.
É necessário ir além e ter clareza sobre quais são as 5 áreas prioritárias da sua vida para, assim, detalhar o que há dentro das esferas pessoais e profissionais.
Dentro da vida pessoal você pode ter como prioridade a sua família, a sua saúde ou o seu lazer. Já em vida profissional você pode ter carreira, dinheiro, empresa própria como suas áreas prioritárias. Percebe como é mais profundo do que apenas duas esferas, pessoal e profissional?
Essas áreas prioritárias serão o seu norte, que irão te ajudar a se conhecer melhor e fazer escolhas pautadas naquilo que é realmente prioridade na sua vida.
3. Definir objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para cada uma das áreas
Outro ponto fundamental para ter uma vida mais produtiva é saber criar objetivos e metas e, para isso, é necessário entender as diferenças entre esses dois conceitos.
O objetivo é o que você deseja conquistar ou onde quer chegar. As metas, por sua vez, são como, ou seja, o que é preciso fazer para alcançar aquilo que se deseja.
Aqui vai um exemplo para deixar a diferenciação mais clara:
- Objetivo: ler 20 livros em 1 ano.
- Meta: ler, pelo menos, 10 páginas por dia.
Ficou mais claro, né?
Quero ressaltar que não sou muito fã desse objetivo e dessa meta de ler “x” livros por ano (meus mentorados e mentoradas sabem bem), mas ela é uma forma didática de ilustrar a diferença entre os dois de forma simples e clara.
Uma outra diferenciação entre objetivo e meta seria:
- Objetivo: alcançar a promoção para o cargo de Analista Contábil Sênior.
- Metas: trabalhar 4 horas a mais por semana para elevar minhas entregas e fazer reuniões de feedback/follow-up mensal com minha liderança.
Deu pra entender?
Vale ter em mente também que, para fazer boas definições, a metodologia SMART é importante para essas definições, pois uma meta deve ser:
- específica;
- mensurável;
- atingível;
- relevante;
- temporal (precisa ter prazo).
4. Usar metodologia de follow up constante
Um plano de vida não é escrito em pedra.
A vida sofre transformações o tempo todo e, por isso, de tempos em tempos será necessário voltar para o que foi planejado para rever e fazer mudanças.
Mas, para realizar as mudanças com inteligência e praticidade, é necessário estar sempre trabalhando no seu plano de vida.
A metodologia de follow up nada mais é do que ter um plano prático e simples de monitoramento recorrente, em que você sempre volta para o seu plano de vida para garantir que tudo o que está planejado ainda faz sentido e pode ser executado.
Eu, por exemplo, todos os meses sento para rever o mês que passou e planejar o próximo de acordo com o meu plano de vida. Foi a maneira que encontrei de tornar a minha rotina mais prática e eficiente sem perder de vista o que é importante.
5. Ter metodologia prática para rotina do dia a dia
Por fim, não poderia terminar este artigo sem falar sobre a importância do planejamento diário e semanal para ter uma vida mais produtiva.
Ter consciência sobre as prioridades do dia e da semana é uma forma de estruturar, organizar e raciocinar a sua rotina para ter certeza de que tudo o que foi traçado está te conduzindo para um futuro coerente com o seu plano de vida.
Pode acreditar: 9 meses é bastante tempo para transformar a sua rotina e a sua vida
Por mais que 9 meses seja sim muito tempo, há quem pense de outra forma: “já foram 3 meses e faltam apenas 9 meses”.
Esse tipo de pensamento coloca uma pressão desnecessária no seu dia a dia!
Sim, 9 meses é tempo pra caramba, mas, para fazer algo útil e significativo nesse período, é preciso saber para onde você está indo.
Uma frase do filósofo Sêneca ilustra muito bem essa ideia:
“Se você não sabe para qual porto está navegando, nenhum vento é favorável.”
Quem não tem um norte, acaba vivendo sempre ansioso porque não tem direcionamentos e não sabe o que está fazendo da vida. Ou seja: não há clareza sobre quais são os próximos passos e a pessoa fica andando em círculos.
Por isso, antes de traçar qualquer objetivo ou meta, é preciso se conhecer o suficiente para entender o que é importante para você e definir caminhos que sejam realmente relevantes para o que se deseja construir.
Na minha Mentoria Individual, cada mentorado constrói o seu plano de vida para aprofundar e direcionar as suas escolhas. Dessa forma, eliminamos o pensamento de um ano e passamos a focar em uma vida.
Quer saber mais, mudar a sua mentalidade e transformar os 9 meses que faltam para acabar 2023? Vem comigo: acesse o meu site e se inscreva!