Tiger Woods x Roger Federer: o que eles nos ensinam sobre singularidade e sucesso

Qualidade x Quantidade (3)

Ao longo de nossas vidas, nos deparamos com várias possibilidades e escolhas. É possível que você já tenha percebido isso. Na infância queremos ser jogador(a) de futebol ou então astronauta. Mas o tempo vai passando e definimos outros caminhos: ser médico(a), professor(a), empresário(a). 

Para algumas pessoas, o caminho parece ser mais desenhado, mas não é porque talvez o seu não tenha sido, que isso seja melhor ou pior. O seu caminho é singular e sobre isso que trato neste artigo.

O que faz você querer ser quem você é?

Uma pergunta simples, mas que gera muita reflexão até mesmo naqueles que não possuem um autoconhecimento tão apurado assim. Foi refletindo sobre isso e ao longo das sessões com meus mentorados, ouvindo relatos que gostariam de ter a vida de fulano ou ciclano porque tinham uma gestão do tempo eficiente ou mais produtividade gerando maior sucesso na carreira, que me peguei analisando a rotina de duas lendas do esporte: Tiger Woods e Roger Federer.

Qual deles você acredita ter mais sucesso? Ou melhor, qual deles deve ser uma inspiração como profissional? Quem é o mais dominante?

Compartilho aqui com você a análise que fiz para chegar a uma resposta a esta pergunta.

Me siga no Instagram para acompanhar diariamente novos conteúdos

Tiger Woods x Roger Federer

O exemplo do golfista estadunidense Tiger Woods, detentor de vários recordes na história do golfe. Tiger começou a praticar o esporte antes mesmo de saber falar, porque era filho de um apaixonado por golfe e foi, desde sempre, incentivado à competição. Com 6 meses ganhou seu primeiro taco antes mesmo de andar ou falar. Aos dois anos já estava vencendo torneios, mesmo diante de crianças muito mais velhas que ele. 

E você pode pensar: aí ficou fácil para ele, né!? Tinha todo o suporte e ferramentas para ser um atleta de alto nível e ter destaque na carreira. Alguém sem acesso a isso com certeza não teria a oportunidade de andar por esse caminho de conquistas, independente do esporte. Se algum dia esse foi o pensamento de alguém, acabou no momento em que Roger Federer apareceu. 

Apesar de ser filho de uma coach de tênis, a mãe nunca o incentivou no esporte. Pelo contrário, dizia que não queria que ele seguisse seus passos. Isso fez com que Federer praticasse outras atividades, o que lhe garantiu uma maior resistência e preparação diferente dos tenistas. Mesmo com a negativa da mãe, ele escolheu, por fim, o tênis. Resultado? Ele é, até hoje, o maior tenista de todos os tempos

As duas histórias não seguem o mesmo caminho, assim como você não segue a mesma trajetória que o seu colega ou concorrente. Ao mesmo tempo em que temos no mundo profissionais de alto nível com uma super preparação desde pequenos, temos outros que não têm tantos incentivos, mas mesmo assim não desistem. 

Mesmo tendo sucesso, quem acaba sendo o dominante no mercado: quem já nasce dentro de algo ou quem começa a desenvolver habilidades não usuais? Não existe uma resposta certa, é sim uma questão de singularidades, é isso que faz com que alcancem o sucesso e sejam referências em suas áreas.

Podemos usar ambas as situações como inspiração, mas nunca como desculpa.

Não é porque não fomos ensinados desde pequenos que não sabemos ou conseguiremos fazer algo. Isso significa que não devemos nos comparar, somos os únicos entre bilhões de pessoas no mundo.

Se você está buscando melhorar sua produtividade e gerenciar seu tempo de forma mais eficiente, você veio ao lugar certo. Aproveite as dicas práticas e estratégias comprovadas para ajudá-lo a maximizar sua eficiência e alcançar seus objetivos de forma mais rápida e organizada.

Aqui, você encontrará uma variedade de recursos úteis, desde artigos sobre técnicas de gerenciamento de tempo até ferramentas de produtividade.

Não importa qual seja o seu nível de experiência ou quais são seus objetivos específicos, estou aqui para te ajudar a ter sucesso.

Então, venha conosco nesta jornada rumo à produtividade e aproveite ao máximo o seu tempo!

Além disso, se você quiser acompanhar minha rotina e dia a dia, me acompanhe no Instagram.

E você, quantas desculpas já deu por ser exatamente como você é?

Posts Relacionados