Descubra a importância da rotina semanal para a sua produtividade

rotina-semanal

A rotina semanal é uma grande aliada de quem deseja aumentar a produtividade e alcançar o equilíbrio de vida.

Quando colocada em prática, te ajuda a expandir o tempo e parar de pensar apenas a partir da ótica diária, ampliando para uma visão maior que contempla toda a semana.

Veja bem… Não é sobre ter um checklist para realizar todas as tarefas de domingo a domingo, mas pensar em como incluir as atividades de forma natural na sua rotina semanal para se tornar a pessoa que FAZ e não a que TEM QUE FAZER. Consegue perceber essa diferença?

Pois é. Quando digo que, a partir dessa visão semanal, fica muito mais fácil organizar as tarefas e compromissos com clareza e fazer tudo o que precisa ser feito sem se sentir sobrecarregado, é disso que eu estou falando.

Bora se aprofundar ainda mais nesse assunto? Vem comigo, mas antes tire os sapatos e pegue um chá ou um café para aproveitar a leitura como você merece!

O que é uma rotina semanal?

A rotina é a aliada de quem deseja planejar e organizar os seus dias a fim de realizar as tarefas com mais energia, sem sentir que tudo é apenas uma obrigação. Inclusive, uma boa rotina também contribui para a criação e a manutenção de hábitos saudáveis.

É sobre ter clareza sobre as suas prioridades da semana para conseguir dar conta das suas obrigações sem se sentir completamente esgotado. Aliás, sabe aquela sensação de que você foi atropelado por um caminhão no final do dia? Esse é um sinal de que você ainda não tem uma rotina bem estabelecida.

A rotina semanal, por sua vez, é sobre ter uma visão (como o próprio nome já diz) semanal sobre as suas atividades de segunda a segunda. Isso significa ir além da visão micro diária, expandindo-a para um olhar mais amplo, que ajuda bastante a tornar a sua agenda mais eficiente.

A importância da rotina semanal

A maioria das pessoas estrutura a rotina a partir da ótica diária. Ao pensar no semanal, no entanto, você ganha tempo porque está focando no que deve fazer a semana toda, ou seja, nos sete dias.

Perceba que, com tantas informações e responsabilidades, tentar fazer tudo em 24 horas é insanidade. Por outro lado, tentar fazer tudo em sete dias é muito mais produtivo e saudável.

Dentro do meu programa de treinamento Vida Produtiva, eu ensino que o seu tempo é finito se você o limita, mas é infinito se você o expande. 

Essa lógica funciona muito bem aqui, afinal, quando você olha a lista de vinte tarefas para serem realizadas em um único dia, bate um desespero, né? Mas se você tem sete dias para a execução, o jogo muda, não é mesmo?

Eu sei que falando assim parece fácil, e que na prática não é tão fácil assim. Por isso, eu ensino você na prática e não apenas na teoria.

Lembre-se de que o foco é o oposto de fazer várias coisas ao mesmo tempo. E para favorecer o seu foco você precisa escolher suas  tarefas e compromissos com maior naturalidade dentro da sua rotina semanal. Por isso mesmo pode ser até mais inteligente e prático começar a fazer algo novo apenas uma vez por semana do que todos os dias (explico melhor esse ponto no próximo tópico deste artigo).

Como criar novos hábitos com o auxílio da rotina semanal?

Se você deseja criar um novo hábito, saiba que é mais inteligente e estratégico inseri-lo na sua semana primeiro, antes de alocá-lo no ano, nos meses ou até mesmo nos seus dias. Vamos entender melhor?

O ano e o mês são prazos relativamente longos para a implementação de novos hábitos e tudo o que você planejou pode acabar indo por água abaixo porque “a vida acontece”, imprevistos nos atravessam e as chances de precisar se reorganizar são enormes. 

Já se colocar tudo direto na rotina diária, se torna uma obrigação que você pode acabar não conseguindo sustentar logo de cara. Por isso, eu sugiro que a rotina semanal deve ser o primeiro passo para você iniciar um novo hábito.

Se você definiu, por exemplo, que vai ser uma pessoa que pratica corrida e no dia em que tinha planejado fazer a atividade na rua, está chovendo, você busca uma solução, por exemplo, correr na esteira. Ao incluir de forma cuidadosa e natural esse hábito na sua semana, fica mais fácil se comprometer.

Pense, portanto, qual é o mínimo que você precisa fazer para validar o hábito que deseja incluir na sua vida. Na situação mais adversa, provavelmente é o mínimo que você vai conseguir fazer para manter aquele hábito vivo.

Depois, é claro, você deve evoluir para a implementação desse hábito em uma rotina diária, mas em um primeiro momento é importante usar o tempo semanal a seu favor. Pegou?

A importância do planejamento semanal

Se estamos falando sobre rotina semanal, nada mais justo do que abordarmos o planejamento semanal também.

Na minha metodologia, começamos sempre planejando as semanas para garantir a produtividade. Algumas dicas que dou são:

  • Equilibrar compromissos e tarefas ao longo dos sete dias a fim de não se sentir muito sobrecarregado;
  • Criar um planejamento que inclua o âmbito pessoal e profissional.
  • Dividir as grandes atividades em pequenas tarefas para que fique mais fácil executá-las sem procrastinar.

Esse tipo de planejamento é muito importante porque garante maior clareza para já saber, logo no início da semana, onde você vai gastar energia a cada dia. Assim, você não se sente à deriva e tem consciência sobre quando é necessário falar “não”.

Elementos essenciais de um bom planejamento semanal

Há três elementos que considero essenciais para um bom planejamento semanal.

O primeiro deles e, muitas vezes negligenciado, é contemplar a esfera pessoal e profissional. Um bom planejamento deve reunir esses dois âmbitos para que caminhem juntos, mas a maioria das pessoas costuma englobar somente os aspectos de carreira, deixando de lado tudo o que diz respeito às atividades pessoais.

O segundo elemento é saber priorizar. A sua semana tem um limite, concorda? Por isso, a minha dica é se planejar em apenas uma página a fim de realizar uma priorização. 

Nada de listar 50 atividades para serem executadas em 7 dias, afinal, será praticamente impossível concluí-las, não é mesmo? O que eu recomendo é priorizar apenas 5 tarefas por dia.

E, por fim, não se esqueça de considerar imprevistos na sua semana. Planejar é fundamental, mas é necessário ser flexível para lidar com a imprevisibilidade que pode surgir no meio do caminho. 

Imprevistos são previsíveis quando há espaço para eles no planejamento, concorda?

Dicas para um planejamento semanal eficiente

Uma dica bastante interessante para realizar um planejamento e, consequentemente, construir uma rotina semanal eficaz, é se projetar realizando as atividades que precisam ser executadas. Por aqui, isso costuma funcionar muito bem!

Por exemplo, se preciso escrever um relatório, analiso todo o passo a passo a partir da projeção que criei para executá-lo lá na frente. Isso me ajuda a definir as metas de maneira mais específica, levando em conta o que é necessário para realizar cada uma delas. Se nessa projeção já me dou conta de que algo não pode ser resolvido na hora, defino como uma etapa de planejamento.

Assim, vou quebrando as atividades o máximo possível, como no exemplo abaixo do relatório:

  1. Abrir o e-mail;
  2. Checar os materiais enviados relacionados ao relatório;
  3. Compilar tudo em uma pasta;
  4. Definir quais informações precisam de suporte de colegas;
  5. Entrar em contato com colegas;
  6. Etc.

Planejamento e rotina semanal: Metodologia X Ferramentas

Há anos desenvolvi e aplico o “Método One Page” com o objetivo de auxiliar mais pessoas a construírem uma rotina equilibrada e organizada.

Sempre deixo claro que pouco importam as ferramentas que você vai utilizar se não houver uma metodologia consolidada por trás direcionando todo o processo. Você pode usar inúmeros aplicativos e planilhas, mas se não tiver consciência sobre o método, nunca vai conseguir manter uma rotina semanal sustentável.

Sou fã de papel e caneta e faço todos os meus planejamentos em uma página porque aprendi a importância de priorizar. Mas, se você preferir, pode usar algum recurso online para se planejar, desde que entenda o método. Essa escolha não altera em nada o resultado final se houver metodologia, entendeu?

Se você quiser conhecer o Método One Page e começar a aplicá-lo a partir de agora para construir uma rotina semanal mais leve e produtiva, com equilíbrio entre vida pessoal e profissional, se inscreva na Comunidade Rotina Produtiva. Entrando agora, através desse link, você ainda ganha uma sessão estratégica de mentoria individual comigo. Aproveite que as vagas são limitadas!