Por que seu sucesso profissional depende do seu equilíbrio de vida?

Qualidade x Quantidade

Quantas vezes você já se sentiu esgotado(a) depois de um dia intenso de trabalho e percebeu que não tinha forças para mais nada? Ou então, deixou de fazer algo incrível porque estava trabalhando? Na outra ponta da tabela, quantas vezes sentiu-se frustrado(a) porque a empresa em que trabalha não gerou lucros suficientes, mesmo com sua dedicação máxima? Ambas as relações fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, principalmente das que insistem em dizer que precisam buscas o equilíbrio entre vida pessoal com profissional. São noites mal dormidas, alimentação inadequada, cansaço extremo, saúde mental prejudicada e sensação constante de que é capaz de fazer tudo, só precisa de um pouco mais de tempo. 

Siga meu perfil no Instagram para acompanhar dicas diárias sobre gestão do tempo e equilíbrio de vida

Você tem equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Todas as semanas temos 168 horas. Se você trabalha durante 70, já lhe sobraram apenas 98 horas. O ser humano precisa, em média, 6 a 8 horas de sono diário, ou seja, 49 horas semanais você deveria destinar ao seu sono. Descontando das 98 que lhe restaram, você tem 49 horas disponíveis na semana. 

Pensando que você precisa de 3 horas para alimentar-se diariamente (21 horas), necessidades básicas, como tomar banho e usar banheiro, vestir-se, escovar os dentes, etc., (7 horas), deslocamentos para ir e vir (3 horas), praticar exercícios (3 horas), fazer compras (1 hora), sobraram na sua semana apenas 14 horas. Isso significa que você tem “livre” apenas duas horas por dia. Pouco não? Será que tendo essa rotina, você pode se considerar um ou uma profissional de sucesso?

Como saber se você é bem sucedido a partir do tempo

A compreensão de que se é uma pessoa bem-sucedida não deve estar atrelada ao fato de você trabalhar demais. Vou pegar o exemplo que trouxe acima. Imagina que você trabalhe 70 horas por semana e se considera uma pessoa bem-sucedida, meu questionamento é simples: se você é bem sucedido(a), por que trabalhar 70 horas por semana?

Não faz o menor sentido! E se você está em uma situação parecida, não está gerindo seu tempo corretamente para de fato se considerar uma pessoa de sucesso . Nesse tempo investido no trabalho, você está dedicando mais de 40% da sua semana apenas para trabalhar.

Para muitas pessoas isso parece equilibrado, justamente porque se dedica metade da vida ao trabalho e não há problema nisso. O problema é que o resto da sua vida não segue a mesma lógica e você gasta mais tempo realizando tarefas diárias que não geram esse equilíbrio entre vida pessoal e profissional que é tão importante para uma carreira de sucesso.

O trabalho precisa ter um limite. Em alguns momentos, é claro, trabalha-se mais, dedica-se mais tempo a uma atividade, mas ela precisa ter um prazo para terminar para que sua mente e corpo tenham tempo para respirar. (Olha o tempo que você tanto busca aqui).  Quando não obedecemos os limites, acabamos sendo destruídos pelo nosso próprio corpo, podendo gerar, por exemplo, uma síndrome de Burnout – a síndrome do esgotamento físico e mental. 

Saiba como melhorar sua gestão do tempo para ter mais produtividade e mais qualidade de vida clicando aqui

Equilíbrio é um ciclo, não uma conquista

Pessoas bem-sucedidas não dedicam uma carga horária semanal tão grande ao trabalho, exatamente porque elas compreenderam a necessidade do equilíbrio profissional x pessoal. 

Ter esse equilíbrio é um ciclo natural, não uma imposição. Você não “encontra” o equilíbrio, mas sim o cria em decorrência das suas escolhas e metas. Uma pesquisa, divulgada na Harvard Business Review, feita com 200 profissionais entre 30 e 50 anos, registrou que 30% dos homens e 50% das mulheres afirmaram utilizar estratégias para resistir à ação de trabalhar longas horas para ter esse equilíbrio e uma vida profissional com mais qualidade.

Nos meus processos de mentoria, as pessoas se surpreendem quando percebem que o equilíbrio é um dado de saída no modelo mental do processo que eu criei. Uma série de variáveis, como organização e disciplina, alimentam o modelo na entrada e possibilitam que o equilíbrio seja resultado e não uma busca incessante. Dados de entrada, dados de saída, modelos e processos. Entende agora como conectei Mentoria com Engenharia?

Por que seu sucesso profissional depende do seu equilíbrio de vida? - Fluxo de produtividade

Fluxo de Produtividade – Fonte: Rodrigo Barreto

Recorte do fluxo de produtividade que criei para as mentorias, com o equilíbrio como dado de saída.

É fácil chegar a esse nível? Claro que não. É preciso esforço e dedicação para atingir um nível ótimo de equilíbrio.  Por isso é fundamental adquirir consciência sobre esses conceitos, criar as suas estratégias e colocá-las em prática. É preciso ter muito claro quais são suas metas de vida, quais são de curto, médio e longo prazo, e como elas impactam nas áreas prioritárias da sua vida (como diria Aristóteles, conhece-te a ti mesmo). Ou você acha que autoconhecimento é importante por quê? 

Por que seu sucesso profissional depende do seu equilíbrio de vida? - Rodrigo Barreto

Olhe para sua rotina hoje, você tem esse equilíbrio? Comente aqui abaixo o que é ter equilíbrio pessoal e profissional para você.

Posts Relacionados