De 0 a 5, qual a nota que você daria para a sua atitude? A pergunta é mais complexa do que se pode imaginar, especialmente porque muitas pessoas têm dúvidas acerca da palavra atitude – e não é para menos, ela realmente prega peças. Costumo dizer que a atitude na carreira pode ser relacionada ao empreendedorismo – que também não é um termo de fácil explicação, mas que é possível ter uma noção mais específica para melhor compreensão.
Atitudes empreendedoras são aquelas dominadas por quem quer fazer acontecer, o famoso dono da bola do jogo (que sem ele, a disputa não acontece). Dentro das empresas, pessoas com atitude têm exatamente essa postura, de confiança, proatividade, necessárias ao cotidiano do negócio.
Ao contrário delas, aqueles que costumam se vitimizar e culpar todos e tudo ao redor são a nota 0 na escala, e utilizam as desculpas para não avançar em qualquer que seja a área. Por se enxergar como vítima, acabam não tendo atitude, encontrando desculpas para explicar os motivos pelos quais não seguem em frente.
Saiba mais sobre minhas mentorias clicando aqui
Qual a relação da liderança e atitude na carreira?
Calma, você não precisa ocupar um cargo de líder em uma empresa, mas sim ser líder de si mesmo se quer começar a ter mais atitude na carreira. Por quê? Porque atitude exige liderança – e uma liderança sobre a sua própria vida, que é bem diferente de liderar um grupo.
Você deve empreender a sua própria vida, enxergando a si mesmo (a) como superior (mesmo que isso pareça narcisista e egocêntrico). Alguém que toma as rédeas da própria vida e resolve suas próprias situações tem, em sua essência, atitude empreendedora. É aquela pessoa que sabe que problemas existem para serem resolvidos, não lamentados.
Empreendi todos os dias da minha vida, trabalhando com empresas que me ajudaram a não parar. Empreender todo santo dia é a atividade mais cheia de atitudes que você pode ter, porque a sua vida depende muito dessa compreensão.
A partir do momento em que você deixa de ter o controle sobre suas atitudes, perde todas as chances de empreender e fazer a diferença. Essa reflexão trago para as sessões de mentoria para que meus mentorados comecem a compreender a importância deles terem um verdadeiro controle sobre suas agendas e atividades.
Há uma diferença entre querer ter uma boa gestão do tempo e fazer uma boa gestão do tempo. E você sabe qual é? Atitude.
Você pode deixar essa vontade apenas no seu bloco de notas e esperar que aconteça sozinha (vai chegar em 2030 quando eu estiver solidificando as minhas metas criadas desde já e você continuará esperando) ou pode ter isso no bloco de notas mas ter atitude para começar a agir diariamente, aos poucos e por etapas. É assim que os resultados aparecem.
Se você tem dificuldade em tomar uma atitude em relação à melhoria da gestão do seu tempo para ter mais qualidade de vida e produtividade, a minha mentoria pode auxiliar você a mudar seu pensamento acerca das atitudes empreendedoras do seu cotidiano, fazendo você perceber o verdadeiro potencial que existe bem debaixo de seus olhos.
Sem saber disso, sua nota na escala poderia ser uma, mas agora que lhe expliquei me conta, de 0 a 5, qual é realmente a sua nota para a atitude? E que tal ser alguém com atitude a partir de agora?