Equilíbrio de vida: descubra como alcançá-lo para viver melhor

[Rodrigo]-JUN-Banner-C-1

Ainda existem muitas ideias erradas sobre o que representa de fato uma vida com equilíbrio. E esses erros de compreensão acabam gerando conflitos que levam o equilíbrio a ser ao mesmo tempo um grande objetivo e um baita desafio para boa parte das pessoas. 

Sempre reforço que a construção de uma vida equilibrada é um jogo de longo prazo. Não adianta tentar buscar o equilíbrio no dia a dia, é preciso olhar para o todo. Só assim é possível mudar a sua mentalidade, o que irá reverberar no seu comportamento.

Está longe de ser algo fácil, mas eu garanto que pode ser simples se houver consciência, comprometimento e interesse em promover as transformações necessárias. Se você é uma das pessoas que deseja fazer parte dessa transformação para viver uma vida mais equilibrada, está no lugar certo.

Que tal pegar uma água, um café ou um chá, tirar os sapatos, e continuar a leitura?

O que é equilíbrio?

Há quem acredite que equilíbrio seja sobre não deixar nenhum pratinho cair, mas isso nada mais é do que afunilar a visão desse conceito para algo impossível: fazer várias coisas ao mesmo tempo. 

Este é um espaço inalcançável!

Para evoluir, é fundamental sair dessa perspectiva de que o equilíbrio é pautado em dar conta de tudo. Na verdade, equilíbrio é gerenciar as coisas mais importantes da sua vida – como a sua saúde, a sua família ou a sua carreira – , porém, cada coisa no seu tempo. 

Ou seja, na prática isso significa que, no momento do trabalho, você não deve estar com a cabeça na família, e vice-versa. Sabia que existem métodos para isso se tornar realidade na sua rotina?

Estou me referindo a manter a sinergia em todas as esferas da sua vida de tal forma que quando você está presente em uma delas, as demais não irão exigir foco naquele momento, mas nem por isso estarão “esquecidas”. 

Para isso, é preciso ter uma visão do todo. Assim, quando você estiver focado em uma determinada atividade de uma das áreas prioritárias da sua vida, conseguirá colocar toda energia e disposição apenas nela. Isso passa a acontecer muito naturalmente quando você sabe que as demais esferas estão sendo cuidadas no seu espaço de tempo, que não é aquele. Pegou a ideia?

Quais são os benefícios do equilíbrio?

O grande benefício do equilíbrio é que ele garante senso de presença no momento presente. 

É aquele sentimento de saber que, na primeira hora da manhã, você conseguiu se dedicar à sua saúde ou outra esfera que era a prioridade naquele momento e, por isso, na sequência foi capaz de colocar foco em outras prioridades. Seu corpo e sua mente estão em um mesmo lugar, exatamente onde precisam estar.

Com isso, você consegue progredir em todas as áreas da sua vida, ou seja, não precisa colocar uma delas “na geladeira” para dar conta das outras. Sempre deixo bem claro aos meus mentorados que não é necessário abrir mão da família para evoluir na carreira, e vice-versa. Tudo isso pode coexistir em harmonia.

Inclusive, sabe aquela história de tirar um ano sabático para cuidar da espiritualidade ou se dedicar ao lazer? Não concordo muito com essa lógica. Me parece que as pessoas estão tirando anos sabáticos por aí pelos motivos errados. Ao invés de se encontrarem, parecem estar fugindo de alguma coisa. Você já percebeu isso também? 

Na minha visão, a lógica deveria ser outra. Se você não consegue ter um momento de lazer e espiritualidade suficiente na sua rotina, faz sentido tirar um ano inteiro para se dedicar só a isso? A pergunta é retórica e a resposta é óbvia!

Estratégias para gerenciar o estresse e manter o equilíbrio

Quando falo sobre estratégias para fazer uma boa gestão do estresse e garantir o equilíbrio, gosto de trazer sugestões simples e alcançáveis para o dia a dia das pessoas.

Estou me referindo a meditar, respirar, beber água, ficar em silêncio ou, em alguns casos, simplesmente levantar e sair.

Aqui em casa, ensino muito para o meu filho mais velho, Lucas, sobre equilíbrio emocional. Para isso, leio para ele o livro “Color Monster”, no qual as emoções são caracterizadas a partir de cores:

  • Raiva é vermelha;
  • Felicidade é amarela;
  • Calma é verde;
  • Tristeza é azul;
  • Medo é preto;
  • Rosa é amor.

Outro dia, enquanto eu preparava o café da manhã, o Lucas desceu as escadas e percebi que ele parou por alguns instantes. Depois, veio até mim e disse: “pai, sabe o que eu fiz agora? Respirei.” Em seguida perguntei a ele por que havia respirado e ele me respondeu: “porque quando eu estava lá em cima, estava muito irritado, agitado, estava vermelho. Daí desci e respirei para ficar verde, calmo. E agora estou amarelo, happy.”

Fiquei tão orgulhoso de vê-lo tomando consciência das suas emoções e fazendo algo para lidar com elas de maneira mais saudável e lhe dei um beijo, o que fez ele dizer “agora estou rosa, love.”

É um exemplo simples, do cotidiano, mas que revela como o gerenciamento das emoções e do estresse está dentro de cada um, é acessível a todos, percebe? Precisamos fazer igual ao Lucas quando algo nos tira do sério, pode ter certeza de que respirar fundo ajuda muito!

O equilíbrio entre saúde física e mental

Outro tipo de equilíbrio essencial para viver bem deve acontecer entre saúde física e mental. Corpo e mente precisam caminhar sempre juntos, pois quando um não vai bem, o outro também sente os efeitos.

Às quartas-feiras, por exemplo, é um dia da minha rotina em que me dedico a correr. No entanto, aconteceu recentemente que eu estava com a cabeça muito cheia em uma quarta-feira qualquer logo pela manhã e, se me obrigasse a correr, não conseguiria pensar direito. Levando isso em conta, abri mão da corrida para conseguir pensar e, para isso, optei por caminhar.

Essa decisão levou em conta a conexão entre corpo e mente. “A mente fala, o corpo obedece.” Por mais que correr fosse uma prioridade, não me faria bem naquele dia específico em que a minha mente pedia uma atividade que me permitisse organizar os pensamentos. Caminhando, eu daria conta, mas correndo não. 

Repito: A mente fala, o corpo obedece. Percebe?

No jogo da produtividade, muitas pessoas acabam focando nos excessos, o que coloca o corpo e a mente em altos níveis de estresse. Precisamos treinar a mente para dar comandos mais saudáveis e conscientes. Isso é muito importante para construir o tão almejado equilíbrio.

Tempo e equilíbrio: como gerenciar as suas prioridades

Sou suspeito para falar, mas, para quem quer gerenciar as suas prioridades respeitando o tempo e preservando o equilíbrio, o Método One Page, que criei e aplico na minha vida e com meus mentorados, é a melhor resposta.

É uma metodologia que desenvolvi visando pessoas que desejam ter mais foco no dia a dia, sem perder tempo com o que não é relevante. O grande diferencial desse método é organizar seus planejamentos em uma única página.

E por que isso é importante? Porque obriga você a priorizar. 

Oriento meus mentorados a escolherem apenas 5 (nem mais, nem menos) tarefas para realizar por dia. Planejar é a primeira etapa para alcançar uma vida equilibrada. Quando você coloca dezenas de atividades para realizar em um único dia, chega ao final das 24 horas com o sentimento de que não conseguiu cumprir nem metade do que precisava. Já passou por isso?

Desenvolvi e aplico o Método One Page há mais de 10 anos e é ele que me guia para exercitar todos os planos (de vida, mensal, semanal e diário) com mais leveza e clareza. Ao se comprometer com a priorização, você ganha tempo e fica mais preparado para lidar com os imprevistos do dia a dia, além de combater a procrastinação.

Qual é a relação entre produtividade e equilíbrio?

É fato: a produtividade é um meio para uma vida mais equilibrada.

Ao deixar as suas tarefas para depois, não ter metodologia para planejar e não conseguir priorizar, você com certeza está matando as suas chances de ser mais produtivo e, consequentemente, de alcançar o equilíbrio.

Lembre-se do que foi dito lá no começo deste artigo: equilíbrio é sobre gerenciar as coisas importantes da sua vida, cada coisa no seu tempo. 

E isso só é possível se você conseguir manter a produtividade, o que depende de um bom planejamento pautado em priorização que, como consequência, irá reduzir a procrastinação. Ou seja: está tudo conectado.

Não há atalhos. Se você quer construir uma vida equilibrada, precisa prestar atenção em todos esses aspectos que estão atrelados e influenciam uns aos outros.

Como o sono contribui para o equilíbrio de vida?

De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios relacionados ao sono, entre eles a insônia. Isso é um baita de um problema!

Dormir bem é um ingrediente indispensável para garantir a qualidade de vida e os cuidados com a saúde mental e física. Durante o sono, o organismo exerce funções restauradoras do corpo, como o crescimento muscular, o reparo dos tecidos e a síntese de proteínas. É o momento de repor as energias e regular o metabolismo.

Você provavelmente já teve noites ruins e sentiu a consequência no dia seguinte, principalmente se tem filhos, né? Falta de energia e de foco, além de humor mais irritado. É isso mesmo o que acontece quando o sono não é de qualidade.

E não há como negar que essa privação atrapalha demais o equilíbrio de vida. De nada adianta planejar, organizar, priorizar e gerenciar as emoções se, antes de mais nada, você não dormir bem. É impossível ter energia para realizar suas tarefas e garantir bem-estar, se não houver uma boa noite de sono.

Portanto, se você não tem uma rotina de sono, torne isso como prioridade o quanto antes. Este deve ser um dos primeiros passos para alcançar o equilíbrio.

Com tantos exemplos sobre como aplicar o equilíbrio na sua vida e o acesso a informações e estratégias valiosas como essas, aposto que você ficou empolgado para começar a promover mudanças significativas na sua vida, não é mesmo?

Se quiser continuar aprendendo comigo, te convido para conhecer o meu livro “Equilíbrio”, no qual compartilho um passo a passo eficaz para encontrar equilíbrio, resgatar sua qualidade de vida e ter mais tempo para aquilo que é realmente importante para si. Confira todos os detalhes e garanta agora mesmo o seu exemplar acessando o meu site!