Entenda por que ferramentas de produtividade não irão te ajudar

07-RB-Artigo-Linkedin-Ferramenta-Produtividade

Falo muito sobre produtividade e gestão de tempo nos meus canais e, por isso, várias pessoas me perguntam quais ferramentas são disponibilizadas nas minhas mentorias.

Escuto tanto esse questionamento que achei justo trazer uma reflexão sobre o assunto para explicar por que ferramentas de produtividade não são capazes de te ajudar da maneira que você imagina.

Ficou curioso para mergulhar no assunto? Vem comigo que vou explicar tudo!

A metodologia é a raiz, a ferramenta é o meio

Se você tem um problema de produtividade, mas não sabe como melhorá-lo, a primeira coisa que preciso te dizer é que as ferramentas — planilhas, templates, aplicativos ou qualquer outra coisa — são apenas atalhos.

Não é isso que vai resolver a questão!

O que tem realmente potencial para solucionar a causa raiz deste tipo de problema é a metodologia por trás. A ferramenta, seja ela qual for, é apenas um meio para chegar até lá, entende?

Por isso, ao longo das minhas mentorias, o foco é fazer com que a pessoa compreenda profundamente a metodologia que eu utilizo para que, a partir disso, seja capaz de aplicá-la com qualquer ferramenta que desejar.

Seria bem mais fácil se a realidade fosse se tornar mais produtivo apenas usando as milhares de ferramentas disponíveis por aí, mas pode ter certeza de que sem um método você está apenas “tapando o sol com a peneira”.

A metodologia é o que garante a mudança a longo prazo

Lembre-se de quantas vezes você já viu um aplicativo bacana, repleto de funções interessantes, e pensou: “vou experimentar, acho que vai me ajudar muito”.

Pode ser um aplicativo ou qualquer outra ferramenta, pois o ponto aqui é simplesmente enfatizar que, na maioria dos casos, a pessoa não consegue se manter firme e forte com as ferramentas quando não há uma metodologia embasando todo o processo.

É isso o que garante a mudança a longo prazo, pois proporciona uma grande mudança de mentalidade e de comportamento.

O que acontece nas minhas sessões de mentoria?

Agora que você já conheceu as minhas crenças sobre o assunto, nada melhor do que explicar o método que aplico nas mentorias. As sessões focam em duas frentes: curto e longo prazo.

No curto prazo, trabalhamos o planejamento diário e semanal, ou seja, aquilo que é presente e imediato. Ensino os mentorados a fazer uma autoanálise de rotina e ofereço ferramentas para isso.

Não importa muito como a pessoa vai aplicar o método, contanto que o entenda e seja capaz de colocá-lo em prática.

Já no longo prazo, focamos em pensar e construir um plano de vida. Pode ser um pouco desconfortável, mas é importante entender o que te move e por que você acorda todo dia e faz A e não B.

Quando você conhece os seus “porquês” consegue realizar escolhas mais alinhadas àquilo que é importante para a sua vida e se sente mais motivado para concluir os seus objetivos.

Um exemplo: não adianta ler um livro apenas porque todo mundo está lendo, ou seja, só para acompanhar a moda. Se você não tem um porquê claro para aquela leitura, pode ter certeza de que vai demorar 6 meses para ler 20 páginas.

E isso vale para tudo o que você faz na vida!

Pare de pular de ferramenta em ferramenta e aprenda o método

A minha mensagem final para este artigo só poderia ser essa: entenda a metodologia, caso contrário, você vai continuar apagando incêndio, ou seja, pulando de ferramenta em ferramenta.

Para resolver a raiz dos seus problemas, é necessário aprender o método, pois é ele que norteia todas as mudanças de comportamento e guia uma nova mentalidade.

Ah, é claro que, se puder, conte com um especialista sobre o assunto para te orientar nesse processo. Por isso, convido você para conhecer a minha Mentoria de Produtividade e Gestão de Tempo. Vem viver a transformação!