Como se preparar para 2022 e ter uma boa gestão do tempo

Qualidade x Quantidade

O ano novo é um momento de muita esperança e expectativas. Por isso mesmo, há uma ação muito comum nesse período: escrever uma lista de promessas para o ano que está ali, a um palmo de nós. O famoso checklist inclui promessas novas e antigas, incluindo começar cursos, emagrecer, ganhar dinheiro, investir, fazer uma melhor gestão do tempo, etc. 

No entanto, passa ano e volta ano, e as listas são esquecidas no fundo da gaveta, se tornando apenas um papel sulfite escrito com planos dificilmente anotados como realizados. Mas por que não conseguimos realizar nossos planos como colocamos no papel?

A grande maioria dos planos que traçamos nos inícios e fins de ciclos, como é o caso do ano novo, não funciona porque não os planejamos efetivamente. Todos os anos as listas não são pensadas e estruturadas com o tempo que realmente temos à nossa disposição.

Como definir uma meta de vida a longo prazo? Clique aqui e leia o artigo para descobrir

Quanto tempo realmente temos?

Um ano tem 12 meses, 365 dias, mais de 8 mil horas. Parece muito tempo, só que quando não colocamos as metas a longo prazo dentro desse tempo, não conseguimos realizar. É o mesmo que programar 50 atividades para serem realizadas amanhã, mesmo sabendo que o dia tem apenas 24 horas e que não haverá tempo suficiente para tudo. 

Sim, o dia tem apenas 24 horas e muita gente esquece desse detalhe na hora de tentar fazer a gestão do tempo semanal, semestral ou anual.

Se essa variável não for trabalhada da maneira correta, a tendência é de que boa parte do seu planejamento para 2022 esteja presente na sua lista de 2023. Para que isso não aconteça de forma majoritária (porque não podemos esquecer que imprevistos acontecem e algo realmente seja impossível cumprir), aqui vai uma dica que efetivamente funciona: faça planos e metas pensando no tempo que vai levar para realizá-las. Parece óbvio, mas nem todo mundo sabe de fato quanto tempo leva para comer todos os dias, imagina para realizar uma atividade que irá impactar no seu sucesso de carreira e desenvolvimento pessoal?

Não precisa de um super aplicativo ou metodologia rebuscada. Eu utilizo o bom e velho Excel para fazer o meu planejamento e em apenas uma página coloco a atividade e estimo o tempo necessário para cumprir. Quem me conhece sabe que eu jamais terei meta de número de livros para ler em um ano, mas como ela é bastante comum por aí, vou utilizá-la para exemplificar. Se você tem  a meta de ler 12 livros em um ano,  primeiramente liste quais serão os livros que farão parte dessa lista: dos mais densos aos mais fáceis. A partir disso, trace a expectativa mensal de leitura, porque livros mais densos vão demandar mais tempo e dedicação. Neste planejamento, observe cada mês especificamente, já que fevereiro, por exemplo, é um mês com mais feriados e menos dias, então planeje-se para escolher bem a leitura que será possível para esse tempo específico. 

Isso significa que o tempo é o que determina o seu planejamento.

A lista de atividades acaba reduzindo porque, a partir da variável, mergulhamos no planejamento e conseguimos deixar as coisas mais palpáveis. Automaticamente, você reduz a ansiedade, já que não se preocupa com coisas que não serão possíveis de realizar em um dia, um mês e até mesmo em um ano. 

Quer planejar melhor seu 2022? Clique aqui e conheça minha mentoria de gestão do tempo e produtividade

Tenha uma boa gestão do tempo para não culpar os imprevistos

Ao realizar o planejamento detalhado para todas as metas de 2022, você conseguirá ver o todo, olhando, ao mesmo tempo, de maneira micro e individual para cada sonho. Sendo assim, planejará dia após dia e não precisará mais culpar imprevistos para as coisas que não forem realizadas. 

Imprevistos existem, e todos sabemos. Mas não podemos culpá-los pelas coisas que não planejamos com eficiência. Nem trânsito, nem reunião, muito menos a pandemia devem ser impedimentos para realizarmos nossos sonhos que são planejados, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. 

Você está preparado (a) para mudar seus planos para os 12 meses de 2022 ou ainda está com a velha folha de sulfite que possivelmente é igual a que você fez em 2002?

Siga meu perfil no Instagram para acompanhar minha rotina diária e entender como planejo minhas atividades