5 dicas para promover o aumento da sua produtividade 

[Rodrigo]-JUN-Banner-B-1

Como promover o aumento da produtividade na sua rotina?

Muitas pessoas fazem esse questionamento porque sentem que procrastinam demais e gostariam de ter um dia a dia mais equilibrado e produtivo, com tempo e foco tanto para atividades e compromissos da esfera profissional quanto para momentos de lazer e descanso na esfera pessoal.

Por aqui, defendo a ideia de que aumentar a produtividade significa ter menos coisas para fazer. Parece contraditório, né? Mas eu garanto que não é e, ao longo deste artigo, eu vou provar para você.

Que tal pegar uma água, um café ou um chá, tirar os sapatos, e continuar a leitura?

O que é o aumento da produtividade?

Muitos acreditam que o aumento da produtividade está relacionado a fazer mais coisas em menos tempo.

Porém, proponho algo diferente: e se eu te disser que, para ser mais produtivo, você precisa ter menos tarefas para realizar? Faz sentido?

Talvez, em um primeiro momento não, mas pense comigo: ter menos para fazer é mais difícil, afinal, isso só é possível se você conseguir renunciar, ou seja, priorizar. Ao compreender de verdade esse conceito, você se dá conta de que não tem a ver com mais esforços e mais coisas a serem feitas, muito pelo contrário.

Uma produtividade elevada significa ter uma lista de tarefas menor. É sobre fazer uma quantidade reduzida de coisas, com o máximo de foco possível.

O que fazer para aumentar a produtividade?

Outro dia, eu escutava um dos episódios do Daily Stoic, Podcast do Ryan Holiday, em que um dos participantes dizia: 

Qual é o mínimo que posso fazer hoje para chegar ao final do dia sentindo que foi uma vitória? Qual é o mínimo que você precisa fazer hoje para dizer que o seu dia valeu a pena?

Este questionamento é muito bom porque é uma forma de priorizar, ou seja, de dizer “não” para certas coisas. Isso não significa que você só vai fazer uma única coisa o dia todo, mas que há consciência sobre o que precisa ser priorizado para que o dia seja produtivo e não “passe batido”.

Por isso, sempre que conduzo qualquer mentoria, o meu objetivo é auxiliar os participantes a encontrarem mecanismos a fim de garantir que o dia – e não apenas um dia, mas toda a sua vida – seja preenchido com uma lista menor de tarefas. Nunca, em hipótese alguma, o objetivo para o aumento da produtividade vai ser dar conta de mais e mais. Pegou a ideia?

5 dicas para aumentar a produtividade

Se o seu objetivo é promover o aumento da sua produtividade, a boa notícia é que existe um caminho pensado e estruturado que você pode seguir. Por aqui, compartilho algumas dicas bem práticas, simples de aplicar no seu dia a dia. Confira:

Defina metas claras e tangíveis

Os objetivos representam O QUE você quer conquistar e as metas apontam COMO você vai chegar lá. Quanto mais claras e tangíveis estas metas, mais fácil será alcançar o objetivo.

Portanto, se você tem como objetivo aumentar a sua produtividade, a definição de metas tem um papel fundamental aqui. Lembre-se, inclusive, das definições que passam pela metodologia SMART. Uma meta deve ser:

  • específica;
  • mensurável;
  • atingível;
  • relevante;
  • temporal (precisa ter prazo).

Dentro do Método One Page, que eu ensino na Comunidade Rotina Produtiva, você aprende a definir metas de curto, médio e longo prazo, com ferramentas simples, tanto para os seus dias quanto para a sua vida. Em apenas 46 minutos você aprende a dominar o método e já começa a aplicar. Clique aqui para conhecer.

Elimine distrações

A maioria das pessoas está imersa em ambientes com várias possibilidades de distrações, o que atrapalha significativamente o aumento da produtividade.

O celular é um dos grandes vilões aqui, afinal, o vício em checar notificações, mensagens e publicações nas redes sociais parece perseguir a humanidade como um todo. O único meio de resolver esse problema é mantendo o aparelho fora do alcance nos momentos em que for preciso focar completamente em uma atividade. Outra dica é colocá-lo no modo avião.

Caso contrário, dificilmente você vai conseguir eliminar a tentação de ficar pegando o smartphone a cada 5 minutos.

Além da distração do celular, o mais indicado aqui é realizar um diagnóstico das suas principais distrações e buscar estratégias para eliminá-las. Sem ação consciente, com certeza você vai continuar sendo interrompido por barulhos, campainhas, buzinas, abas do navegador, redes sociais, conversas, pessoas, entre outros fatores que impactam a sua atenção de maneira negativa.

Aprenda a dizer “não”

Toda vez que você diz “não” para o outro, está dizendo um “sim” para si mesmo. 

Para alguns, essa é uma tarefa quase impossível, seja por problemas de autoestima, insegurança ou medo de magoar alguém. Falar não parece algo quase impossível, mas saiba que essa dica é fundamental para quem quer aumentar a produtividade.

Se você não conseguir criar limites, vai acabar se responsabilizando por inúmeras tarefas e compromissos que não deveriam ser uma prioridade, o que vai contra o conceito de produtividade, que é renunciar, ou seja, se comprometer com menos coisas.

Pratique o autofeedback

Ao final das suas atividades, vale praticar o autofeedback. Algumas perguntas que você pode se fazer são:

  • Você fez o seu melhor?
  • Sente que foi produtivo?
  • O que poderia ter feito de diferente para se preparar melhor?
  • O que poderia ajudar a aumentar a sua produtividade?

Pensar nisso tudo ajuda a avaliar o seu progresso e tomar medidas que contribuam para avançar ainda mais rumo aos seus objetivos.

Aprenda com experiências passadas

Não coloque o foco em apenas analisar o ano que passou, mas em criar uma frequência de análise sobre a sua performance na sua rotina.

Calcular a sua produtividade é o caminho mais seguro para medir o seu progresso e garantir que você está cada vez mais próximo do que deseja alcançar. Dessa forma, você tem um indicador em mãos e não apenas a sensação de que está ou não sendo produtivo. Afinal de contas, você só consegue melhorar aquilo que você consegue medir.

Inclusive, sabe como aumentar a sua sensação de produtividade? Simples: planejando menos.

Se você decide correr 10  quilômetros e só consegue 5, a sensação de produtividade vai ser mais baixa do que o desejado, concorda? Mas se você planeja correr 5 e, no fim, consegue bater 10 quilômetros, a sensação de produtividade será muito maior (lembrando que isso não pode ocorrer a custo de prejuízos, seja para a saúde física ou mental).

Por isso, sempre que possível, planeje menos e permita-se surpreender. Tudo isso tem uma relação direta com o seu autoconhecimento, percebe?

Quer aumentar a sua produtividade? Entre na Comunidade Rotina Produtiva!

Com todas estas dicas, você já tem um ponto de partida, mas se quiser focar ainda mais no aumento da sua produtividade, a dica da vez é se inscrever na Comunidade Rotina Produtiva.

Faça parte de um ambiente de aprendizado e troca para quem quer conquistar mais equilíbrio de vida e ter acesso a ferramentas de gestão do tempo que vão mudar a rotina e trazer melhorias para a sua produtividade. 

Por lá, ensino os participantes a colocarem em prática o Método One Page, que desenvolvi e aplico há mais de 10 anos, por meio do qual consigo criar todos os meus planejamentos em apenas uma página, com mais clareza e leveza, priorizando o que é importante para mim.

Bora fazer acontecer? Clique aqui para conferir mais detalhes da Comunidade e garantir a sua vaga.