7 podcasts para escutar em uma rotina produtiva

Qualidade x Quantidade (2)

Você tem ideia de quantos podcasts já existem no mundo? O banco de dados de podcast Liste Notes, apontou que existem aproximadamente 1,8 milhões. Provavelmente você não conseguirá escutar todos nos próximos 50 anos, mas recomendo incluir alguns episódios na sua rotina para aumentar seu conhecimento, refletir e manter-se atualizado.

Comecei a ter esse hábito quando ainda morava no Rio de Janeiro (RJ) como forma de passar o tempo preso no metrô ou no trânsito. A partir disso, criei uma afinidade com esse tipo de conteúdo por me permitir fazer outras coisas ao mesmo tempo, como lavar louça, dirigir e até mesmo colocar o Lucas para dormir. 

Gosto de escutar podcasts de diversos formatos, temas e tempos, mas resolvi compartilhar com vocês os meus 7 podcasts favoritos e o porquê procuro inseri-los no meu dia a dia.

Meus 7 podcasts favoritos

1- Era uma vez no oeste

Esse é um podcast que tem como pano de fundo uma famosa série dos anos 90, chamada The West Wing. 

Série The West Wing

Série The West Wing – Fonte: Série Maníacos

Mas você não precisa ter assistido a série para gostar do podcast, porque os apresentadores discutem elementos que aparecem na trama, mas que fazem parte do contexto político e econômico mundial até os dias de hoje. Também conseguem fazer um paralelo entre os Estados Unidos e o Brasil, e talvez por isso, desde que mudei para cá, comecei a ouvir muito.

O podcast é produzido por Luciano Potter, Magro Lima e Daniel Scola. Nos últimos dias, as publicações pararam em função da notícia do falecimento de um dos apresentadores, Magro Lima.

2.  The Daily

Um dos primeiros podcasts de jornalismo do mundo, feito pelo The New York Times, tem apenas 20 minutos e debate temas atuais por meio de pessoas muito especializadas nos assuntos. Esse é o meu podcast favorito para ir ao trabalho, especialmente porque ele é curto, rápido e atual. É em inglês, então recomendo ainda para quem quer praticar o idioma. 

3. Freakonomics Radio

Esse podcast tem como lema o lado oculto e inesperado de tudo o que nos afeta. Stephen Dubner é o apresentador e discute com convidados, geralmente em entrevistas, as questões econômicas de uma maneira muito mais acessível e aberta ao público em geral. Exatamente como o lema diz: aquilo que nos afeta e que sequer enxergamos. A produção também é em inglês, então vale escutar para exercitar tanto o idioma quanto a descoberta de assuntos novos.

4. Business Wars

Esse é o mais denso dos podcasts dessa lista. Cada série dessa tem de cinco a seis episódios com 40-60 minutos em média. Ou seja, é preciso tempo e disposição para iniciar. Recomendo exatamente pelo fato de que são debates intensos sobre guerra de negócios. É apresentado o panorama completo de empresas que conhecemos muito, como Nike x Adidas, Amazon x Walmart ou Netflix x HBO. E é tão intenso de ouvir, que considero como se estivesse lendo um livro sobre o assunto.

5.  Insider, de Nelio Xavier

Acompanho esse podcast há muito tempo, desde o início, quando o host Nelio Xavier lançou o podcast. No início o conteúdo era bem focado em Linkedin e inclusive já fui citado algumas vezes pelo Nelio nos episódios. Mas hoje se tornou um podcast que fala sobre assuntos super contemporâneos, que vão de empreendedorismo a inteligência emocional. Linguagem simples, fora da caixa e o astral do Nelio cativam o ouvinte e por isso eu super recomendo.

Rodrigo Barreto olhando para o celular

Podcast Insider – Fonte: Acervo Pessoal Rodrigo Barreto

6. The School of Greatness

Ainda antes de mudar para os Estados Unidos, uma forma de melhorar meu inglês, tanto na compreensão quanto na fala, foi habituando minha audição ao idioma. O primeiro podcast que comecei a ouvir em inglês, lá em 2015,e que me ajudou muito foi o The School of Greatness. É um podcast de entrevistas que fala sobre diferentes assuntos, tendo duração de até duas horas, dependendo da conversa. 

7. 99% Invisible

Para mim, esse é o mais diferente de toda a lista, exatamente porque não fala exatamente de assuntos ligados aos negócios ou notícias, mas sim de temas para abrir a cabeça, fazer reflexões. Tem uma pegada mais voltada para o design/arquitetura, e as conversas me auxiliam quando quero pensar em assuntos aleatórios, mas que, ao mesmo tempo, podem me ajudar no que estou fazendo cotidianamente. 

Por que é preciso ter uma boa gestão do tempo até mesmo para escutar podcasts?

Em algum momento do seu tempo nas redes sociais, você já deve ter lido ou escutado que ouvir podcasts ajudam a aumentar sua produtividade. Mas assim como qualquer outro formato de conteúdo, você também precisa administrar o seu tempo para que isso se torne produtivo e realmente aprenda.

Algo que gosto de compartilhar com meus mentorados é que eles não precisam ouvir tudo de uma vez. Muitos relatam que vivem com aquela sensação de que estão sempre atrasados com episódios de podcast, séries, filmes, livros, lançamentos, entre outros. Isso é reflexo da disponibilidade de coisas que temos atualmente, especialmente a quantidade de informações a qualquer momento, em diferentes plataformas. 

Se você também tem essa sensação às vezes ou quase sempre, saiba que não está atrasado, muito menos precisa parar tudo o que está fazendo para colocar em dia as listas de conteúdos que fez para escutar ou assistir. Não podemos nos cobrar diante das circunstâncias, nem comparar uns com os outros sobre a quantidade de conteúdos vistos/ouvidos. Cada pessoa tem seu ritmo, seu tempo e, quando você deixar que pensar dessa forma, provavelmente vai perceber que consegue fazer ainda mais coisas.

Você acha que escuto todos os dias os episódios dessa lista que compartilhei? Não e não me cobro pelos podcasts perdidos ou pelos filmes não vistos.

rotina produtiva: "é preciso de equilíbrio e compreensão de que não é porque o conteúdo está em formato de áudio que você não precisa estar atento a ele.

Assim como um livro, para absorver o que está ali, é preciso estar presente naquela ação. Sempre haverá conteúdo, então sem pressão. Você é o dono de suas prioridades e capaz de escolher o que é mais viável no momento. 

Que tal fazer um exercício e gerir seu tempo da próxima semana para incluir um ou dois episódios dessa minha lista na sua rotina? Depois me conte como você conseguiu fazer essa gestão e caso não consiga, não se preocupe, se quiser me mande um inbox que posso lhe auxiliar com isso.