5 motivos que fazem você se sentir ocupado o tempo todo e como resolvê-los

[Rodrigo] - Post 14-Linkedin - Artigo Linkedin

Muitas pessoas vivem com a intensa sensação de que estão sempre ocupadas, algo que está longe de ser saudável. Na realidade, este é o reflexo de uma sociedade que vive a era da informação e está mergulhada em informações 24 horas por dia. 

Não há mais tempo livre para simplesmente descansar a mente sem nenhum estímulo. O celular preencheu os pequenos espaços vazios que tínhamos no passado e, basta 5 minutos de ócio, que já nos sentimos tentados a pegar o aparelho e começar a consumir algum tipo de conteúdo ou tornar aqueles 5 minutos “produtivos”.

Essa ausência de vazio gera o sentimento de que estamos sendo o tempo todo bombardeados por preocupações. Há sempre algo drenando a nossa energia: chegamos ao ponto que ficar sem fazer nada nos leva a um sentimento de culpa.

Que fique claro porque o óbvio precisa ser dito: estar ocupado o tempo todo não é sinônimo de ser produtivo. Pelo contrário, você pode estar se ocupando apenas de coisas inúteis e deixando de usar o seu tempo para ser realmente produtivo.

Mas, afinal, o que gera esse sentimento de que você está ocupado o tempo todo? Listei 5 motivos neste artigo e te convido para ler até o final e se aprofundar no assunto.

1. Interrupções

Você sabia que um trabalhador é interrompido, em média, a cada 11 minutos? 

Além disso, pesquisas apontam que mudamos de tarefa cerca de 300 vezes por dia e gastamos ⅓ do dia nos recuperando das distrações.

Diante destes dados, fica claro que as interrupções são um grande problema, não é mesmo?

Mas a boa notícia é o fato de que é possível administrar a sua rotina de tal forma que essas quebras não atrapalhem tanto a produtividade e não provoquem o sentimento de que você está ocupado o tempo todo.

Como resolver essa questão?

A gestão de tempo é o melhor caminho, pois te ajuda a criar mecanismos a fim de evitar que você se distraia antes que as interrupções aconteçam.

Para isso, você pode:

  • definir momentos específicos para ver redes sociais;
  • agrupar as tarefas que devem ser feitas ao longo do dia;
  • aprender a se comunicar com as pessoas à sua volta (em casa ou no trabalho), por exemplo, fechando a porta do escritório em momentos que exigem maior concentração.

2. Como você lida com a primeira hora do dia

É assustador o fato de que 86% das pessoas olham o celular na primeira hora após acordar. Você faz parte dessa estatística?

Este já se tornou um hábito muito comum e poucos se dão conta de como pode ser nocivo para a sua produtividade ao longo do dia.

Olhar o celular logo depois de acordar conduz a sua mente a um estado de distração e ansiedade capaz de drenar completamente a sua energia logo na primeira hora da manhã. 

Você tem a sensação de que está ocupado o tempo todo, mas na verdade está apenas ocupando o seu tempo com algo que não te leva a lugar nenhum.

Como resolver essa questão?

Simples: manter-se longe do celular por pelo menos 30 minutos ou 1 hora depois de acordar. Procure colocar o aparelho fora do alcance das mãos para evitar tentações.

3.  A jornada de trabalho

Por mais que os empregos tradicionais esperem que você seja capaz de produzir por 8 horas, a realidade é que o cérebro humano não consegue manter a produtividade em uma jornada tão longa.

Por mais que você não admita, a verdade é que você não é capaz de ter mais do que 4 a 5 horas de trabalho profundo por dia. E por trabalho profundo (ou “deep work”) entenda aquelas horas de verdadeira concentração.

O fato é que estamos socialmente mal organizados porque o ser humano simplesmente não consegue trabalhar no nível de profundidade desejado por 8 horas. 

Como resolver essa questão?

Organizar o seu dia em pequenos blocos de trabalho com espaço para descansos, imprevistos e interrupções.

Todo esse gerenciamento deve ser feito de acordo com a sua energia. Portanto recomendo que seu “deep work” aconteça nos momentos de picos de energia. E que os demais blocos do dia, quando você tem baixas de energia, sejam utilizados para atividades de natureza administrativa, como organizar e-mails ou planejar as próximas tarefas.

4. Exaustão

Por volta de 50% dos trabalhadores terminam a jornada de trabalho exaustos.

Isso acontece porque as pessoas não param de trabalhar antes de atingir o esgotamento. 

Esse tipo de comportamento é ruim porque, ao fazer isso, você não consegue aproveitar as outras atividades do dia e se sente sem energia para o lazer, hobbies, prática de exercícios etc.

Como resolver essa questão?

A produtividade em todas as esferas da vida depende de como você lida com os períodos de descanso.

Para se manter com energia para as atividades que vão além do âmbito profissional, procure diminuir o ritmo de trabalho quando sentir que está chegando próximo ao esgotamento.

5. Falta de direção

É triste, mas é real: cerca de 92% das pessoas nunca atingem os seus objetivos.

A maioria passa boa parte do tempo em movimento, mas não necessariamente agindo em direção àquilo que foi traçado no planejamento. E isso é viver de forma contraprodutiva.

Como resolver essa questão?

Identificar o que realmente importa para você. Selecionar um dos seus objetivos e trabalhar em prol dele para fazer progressos diários significativos.

Ao não ter clareza sobre os seus objetivos e, se os mesmos não forem relevantes de verdade para a sua vida, você vai sentir que está apenas dando voltas em círculos, sem sair do lugar.

Lembre-se: estar ocupado não significa ser produtivo

Há, hoje em dia, uma grande romantização em relação ao “estar ocupado”. As pessoas acreditam que, dessa forma, transmitem a ideia de que são muito produtivas, trabalhadoras e responsáveis.

Mas, conforme você aprendeu ao longo deste artigo, isso está longe de ser verdade. Um indivíduo pode simplesmente se ocupar com muitas distrações e coisas inúteis, ou seja, não está de fato sendo produtivo.

Aprender a gerir o seu tempo de forma inteligente é uma tarefa difícil para alguns, por isso, pode ser necessário ter o suporte de um especialista no assunto.

Caso você tenha se identificado com o artigo, te convido para conhecer a minha Mentoria de Produtividade e Gestão de Tempo.

Ao longo das sessões, oriento os meus mentorados de maneira personalizada e individual a fim de eliminar a sensação de que estão ocupados o tempo todo e visando trazer mais produtividade para os seus dias.

Alguns dos conceitos abordados ao longo da mentoria são:

  • Mapeamento de perfil e autoconhecimento;
  • Autoanálise de rotina, pontos fortes e fugas de produtividade;
  • Funil de avaliação de objetivos e metas de vida;
  • Revisão de performance e plano preliminar de produtividade;
  • Plano de ação e calendário de milestones.

Quer saber mais e se inscrever? Acesse o meu site e confira todos os detalhes.