4 dicas práticas para combater a procrastinação

como combater a procrastinacao

O combate à procrastinação passa, antes de mais nada, pelo autoconhecimento.

É fundamental se conhecer para entender como o seu corpo funciona e, assim, conseguir analisar a sua barra de energia.

Você é uma pessoa matutina? Vespertina? Noturna? Em quais momentos do dia você tem mais energia? Como a sua barra de energia flutua ao longo das 24 horas de um dia?

Ao ter clareza sobre isso, que tecnicamente pode ser feito através de uma análise de cronótipo e correlação com seu ciclo circadiano, é possível estruturar a sua agenda de acordo com a barra de energia e a complexidade das tarefas que precisam ser executadas.

Assim, fica muito mais fácil concentrar os afazeres mais difíceis e que exigem maior concentração nos momentos em que a sua energia está lá em cima e deixar as mais simples e operacionais para quando você já não está mais com tanto ânimo.

Mas o que isso tem a ver com a procrastinação? Simples: quando estamos com a energia baixa, é mais fácil procrastinar. Por isso, organizar as tarefas de acordo com a sua disposição é tão importante!

Bom, dito isto, podemos nos aprofundar nas 4 dicas práticas para combater a procrastinação. Vamos lá?

1. A regra dos 5 minutos

Para muitas pessoas, o problema é apenas dar o “start”, ou seja, começar o que precisa ser feito. Depois disso, a tendência é continuar sem grandes problemas.

Para aplicar esta regra você deve iniciar a tarefa que se propõe a fazer e marcar 5 minutos no relógio. Após esse tempo, você decide se irá continuar ou não executando o que começou. A tendência é não desistir justamente porque o mais difícil é dar a largada.

2. A regra dos 2 minutos

Esta regra é simples: se algo dura menos do que 2 minutos, faça na hora para não procrastinar.

Por mais que seja uma ótima estratégia, essa regra precisa ser utilizada com cuidado, pois é capaz de te levar a acreditar que muitas tarefas levam menos de 2 minutos. 

O problema é que, quando você se dá conta, está apenas rodando em círculos, fazendo coisinhas pequenas e não conseguindo focar em grandes tarefas. Por isso, seja bem criterioso em relação àquilo que realmente leva 2 minutos para ser executado.

3. Reduzir as distrações

Quando as distrações estão ao lado, é muito mais fácil postergar o que precisa ser feito.

O celular, por exemplo, é uma das grandes razões de procrastinação e, por isso, nos momentos em que você precisa se concentrar bastante é importante deixá-lo fora do alcance das mãos.

Gatilhos como esse fazem com que você pule de uma distração para outra, sem se dar conta de como está enrolando para concluir o que precisa ser feito.

Além disso, quando a sua barra de energia está baixa é normal se deixar levar ainda mais pelas distrações, pois a tendência é buscar algo para se distrair que consuma a pouca energia que você já tem

4. Planejamento

Ter um método de planejamento que favoreça a ação e reduza a procrastinação.

No método que desenvolvi, chamado de Produtividade Consciente, ensino de maneira prática e eficiente os meus mentorados a construírem:

  • um plano de vida;
  • um plano mensal;
  • um plano semanal;
  • um plano diário.

Dessa forma, conseguimos tratar questões de longo e de curto prazo, o que ajuda bastante a reduzir a procrastinação porque você passa a ter muito mais clareza sobre o que tem que fazer.

Lembrando que a construção de cada plano está voltada para as circunstâncias de vida da pessoa, ou seja, levo em consideração as particularidades de cada mentorado para reduzir as chances de procrastinação.

Além disso, outro benefício desse planejamento é a diminuição da ansiedade, pois com uma visão de longo prazo você se sente muito mais tranquilo porque sabe que há organização no seu dia a dia e assim consegue focar no que é necessário fazer no presente para chegar onde você quer no futuro.

A procrastinação é natural, mas há estratégias para reduzi-la

Por mais que a procrastinação seja algo inerente ao ser humano, é importante ter acesso a estratégias realmente eficazes para diminuí-la a fim de impedir que atrapalhe o seu dia a dia, tanto em aspectos da sua vida pessoal quanto da sua vida profissional.

Já estamos começando o terceiro mês do ano, mas nunca é tarde demais para organizar a sua vida e gerir o seu tempo de forma mais inteligente.

Então, que tal iniciar o mês de Março com foco total na sua produtividade? As inscrições para o Vida Produtiva, meu Programa de Treinamento Premium, estão abertas. Lá eu vou te guiar pelos detalhes do meu método para você melhorar sua ROTINA, aumentar sua PRODUTIVIDADE, aprofundar seu nível de AUTOCONHECIMENTO e ampliar sua qualidade de vida e o seu EQUILÍBRIO entre vida pessoal e profissional. 

Para ser selecionado para uma das vagas, basta preencher este formulário que leva menos de 3 minutos.

Posts Relacionados